• Whatsapp:
  • (33) 9.9946 - 1734

Portuguese English Spanish

ORIXÁ  AYRÁ

 

AYRÁ era um dos servos de confiança de Xangô. Oxalufã (ÓÒNÍ DE IFÈ ) fez uma visita as terras de Oyó onde Xangô (Obá de Oyó) reinava. No caminho de volta Xangô se negou a carregar Oxalufã até seus domínios como uma forma de submissão a Oxalufã, então designou tal missão a Ayrá. Este por sua vez não só ajudou Oxalufã como o carregou nas costas até seus domínios. Ayrá tentou tirar partido da situação intrigando Oxalufã contra Xangô. Ayrá tentou convencer Oxalufã que Xangô fora o único culpado dele Oxalufã, ter passado os sete anos sofrendo maus tratos na prisão de Oyó, acusado de ser o ladrão dos cavalos de Xangô. Mas, Oxalufã não cedeu a seu veneno e perdoou Xangô, que sabedor do acontecido cortou relações com Ayrá pela traição. Oxalufã ficou grato pela submissão de Ayrá e lhe concedeu o título de seu primeiro ministro, fazendo dele seu mais fiél amigo, motivo pelo qual Ayrá come diferente de Xangô.

Foi-lhe concedido comer em sua gamela o arroz, a canjica e o mingau de acaçá, sendo-lhe proibido o dendê e o sal. Por motivo de rivalidade com Xangô, não se deve colocá-los juntos na mesma casa nem em cima de pilão. Sua gamela é oval e seus ornamentos prateados.

Seu assentamento é na gamela oval e não leva pilão. A fogueira lhe pertence e é acesa pelo lado esquerdo. Dentro da fogueira coloca-se:

 

- Um tacho de cobre com 12 quiabos

- Uma pedra, representando o ODUN ARÀ

- Frutas.

 

QUALIDADES

 

Intilé - Veste  branco e é ligado a Yêmanjá Sobá e Oxum Karê. Foi ele quem carregou Oxalufã nos ombros e tentou coloca-lo contra Xangô , dizendo que ele teria passado os sete anos na prisão por culpa de seu filho,Xangô. Por isto existe uma Kizila entre Ayrá e Xangô, não podendo Ayrá ser posto em cima do pilão , pois provoca a ira de Oxalufã. Come com Exú.

 

OSUIBURU - Veste o preto e caminha nas trevas com Exú  e  Egum. Este Orixá  não se raspa.

 

AYRÁ AYRÁ: Come com Oxalá e veste branco. Caminha junto com Ogum Já, se não assenta-lo Ayrá não caminha e a pessoa para no tempo Portanto tem que assentar também Ogum-Já..

AYRÀ OCÌ: Idêntico ao Ayrá Ayrá, só que é calmo.

AYRÀ IBONÃ: É o pai do fogo. Veste branco.

AYRÀ OMONIGI: É um Ayrá muito quente e filho do fogo. Se provocado solta fogo pela boca. Come com Oxum.

ALAMODÉ: É um Ayrá menino. Come com Yêmanjá e Oxaguiã. Ogum-já fica a seus pés.

AJOSSIN: É o dono do camelo. Não tem medo da morte como Xangô de dendê. Veste branco.

EPOMIN: Foi êle quem brigou e destronou Omulú.

ADJAOSSI: O verdadeiro esposo de Obá. Brigou com Ogum-já. Veste branco. Ogum-já fica em outro quarto.

YIGBOMIN ou BOMIN: É bom conselheiro, dono da verdade, reina nas águas junto com Oxum. Não faz nada sem perguntar a Oxalá.

ETINJÀ: Depende de Ogum-já para caminhar, é guerreiro e cruel, não recusa uma batalha. Veste branco.

YBONÂ: É o Ayrá da quentura.

Compartilhar nas redes sociais

  • Rádio Nocaute ao vivo::

Please publish modules in offcanvas position.